CONHEÇA A ARTISTA

Thais Nunes Sugahara é uma artista autodidata brasileira cuja produção transita entre o simbolismo narrativo, a iconografia sagrada e a experiência sensorial da pintura, articulando espiritualidade, imaginação e materialidade por meio do diálogo entre técnicas clássicas e abordagens contemporâneas.

Após obter um Bacharelado em Arquitetura e urbanismo, passou a se dedicar à pintura em tempo integral.

Suas pinturas exploram a reconexão entre nossa essência genuína e o sagrado, unindo o lúdico ao transcendental. Suas telas, tradicionais e digitais, transformam-se em reinos multidimensionais onde composições vibrantes se entrelaçam a narrativas poéticas. Cada obra convida o espectador a explorar uma mitologia singular preenchida por forças cósmicas e atemporais que evocam memória simbólica, estados internos e a reconexão com a autenticidade.

Recentemente, seu trabalho transita entre o místico e o humano, promovendo o embelezamento dos territórios físicos e psíquicos, buscando enriquecer o repertório simbólico do inconsciente coletivo.

"Panorama internacional de artes visuais miúdas" - exposição coletiva no IACAM (Instituto artístico cultural arte mais) em Lorena/SP. Dez. 2025

Participei com 3 desenhos autorais em pequena escala dedicados a celebrar a asssertividade dos pequenos estudos, onde a intuição se traduz diretamente no traço, sem mediações.

"Ateliê Livre" - Exposição coletiva de artes visuais no Hotel Olympia em Lorena/SP - Dez. 2025

Participei com 9 pinturas a óleo em média em larga escala que expandem o gesto inicial em narrativas simbólicas construídas por cor, matéria e construção do tempo pictórico.

Exposições

PROCESSO CRIATIVO

O exercício da arte é, para a Thais, como uma dança entre as esferas de sua consciência. Cada criação representa um fragmento no intrincado mosaico de seu mapa interior. A artista tem buscado acessar camadas mais profundas da psiquê, confiando que a arte possui um poder restaurador - com o potencial de nos auxiliar no processo de reconciliação entre as partes de nós que ainda permanecem desconectadas e não redimidas. 

VALORES

As obras de Thais atuam como um manifesto pela reconexão com o núcleo da nossa alma. A artista acredita que a beleza possui uma natureza divina e integradora, que se manifesta através da arte como um canal de renascimento individual e coletivo, em resistência a uma sociedade pós-industrial estéril, marcada pela escassez de símbolos, referências superficiais e desconectada da essência humana.

TÉCNICAS E INSPIRAÇÕES

Thais se inspira nos ecos da história, abraçando a graça dos retratos renascentistas, iconografia religiosa e o poder atemporal do simbolismo narrativo para criar uma linguagem visual única e cheia de significado - mesclando técnicas clássicas e contemporâneas.